"Daquele que não vejo, eu me recordo."
Anônimo – Escola Espanhola
La Dame aux Pensées
©Musée du
Louvre/A. Dequier – M. Bard
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Na
parte das Pinturas Espanholas do Museu do Louvre, uma senhora se recorda de um
grande amor. Essa senhora, muito bem vestida, com suas jóias e roupas
elegantes, segura um filactério (uma bandeirola de pergaminho) com as seguintes
palavras em castelhano antigo: “DE QUOILQUE NON VEDE. YO MY RECORDE.” (“Daquele que não vejo, eu me recordo”).
No plano de fundo dourado, vemos inúmeras pequenas flores que se estendem até
pela moldura.
Essa
pintura foi realizada por um artista anônimo, provavelmente Espanhol, no final
do século XV.
Pois
bem, na Idade Média quase todos os elementos de uma pintura tinham algum
significado, por isso, essas flores que são da espécie Viola, ou mais comumente
chamadas de “Amores-Perfeitos”, não foram escolhidas à toa. Essas flores são símbolo das lembranças. Oferecê-las a
alguém significa dizer que você nunca vai esquecer-se dele, mesmo quando
afastados por um longo tempo. Durante a Idade Média em que Cavalheiros passavam
longos períodos longe de casa, essas flores eram uma lembrança para as esposas
de que seus amados voltariam um dia. Esse quadro pode ter sido um presente
entre noivos que ficariam afastados por um tempo, e no quadro teriam a garantia
de que o amor e a felicidade estariam esperando por eles.
Ah,
que romântico não é?
Mas
seria isso mesmo? Bem, antes de sairmos correndo até a floricultura para
presentear a pessoa amada, vamos dar uma segunda olhada no quadro?
Se
observarmos com atenção, veremos que a senhora porta um medalhão incrustado de
pedras preciosas. Nesse medalhão temos a figura de Cristo em Majestade (Majestas Domini), essa iconografia vem da visão do livro do
Apocalipse da Bíblia. Na Idade Média a crença de que o Julgamento Final chegaria
em breve era objeto de grande parte da devoção diária das pessoas. Nesta época
a “Parábola das Dez Virgens” descrita por São Mateus, era muito popular. Ela
descreve como a Mulher sensata está sempre pronta para a chegada do Juízo Final,
e vive uma vida de retidão, bondade e devoção. Por isso, é possível associar o
quadro a essa temática do Julgamento Final. Então quando analisamos a figura da
senhora em relação ao teor religioso do medalhão, podemos induzir que talvez
não seja de um amante que ela se recorda, mas sim Daquele que não se vê. Daquele
que só se chega através da fé, ou seja, de Deus.
Anônimo
– Escola Espanhola
La Dame aux Pensées
Final
do Século XV
Museu
do Louvre
Óleo
sobre tela – 37cm x 26cm
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