(Por que) Museus são os lugares mais legais do mundo!?

Museu do Louvre, Paris, 1969

Propriedade de © Alécio de Andrade, ADAGP, Paris


(Por que) Museus são os lugares mais legais do mundo!?

Esse blog tem a humilde pretensão de mostrar por que os museus são os lugares mais legais do mundo. Como estudante em História da Arte eu creio profundamente que descobrir a Arte e os Museus podem fazer de nós pessoas melhores. Os artistas ao longo dos milênios têm nos mostrado toda a genialidade do ser humano em suas obras, um olhar mais atento às obras pode nos trazer inúmeras indagações e sentimentos.

O que eu gostaria de conseguir fazer aqui, é mostrar a vocês as intenções desses artistas, o porquê deles terem escolhido determinados elementos para representar em suas obras. Ensinar nosso olhar a captar essas intenções pode ser um exercício benéfico para as nossas mentes: Pode ser o momento de pausa em um dia cansativo, pode ajudar a limpar nossa mente da recepção de tantas imagens que fustigam nosso olhar diariamente, pode educar nosso olhar estético, pode nos fazer meditar sobre determinados assuntos, pode nos fazer questionar certas verdades, enfim, mais do que embelezar as paredes dos museus, conhecer as obras de arte abre nosso olhar ao mundo.

Esse blog nasceu também da vontade em partilhar as coisas interessantíssimas que vejo nos museus de Paris, e que aprendi na minha Graduação e Mestrado em História da Arte na Universidade Paris-Sorbonne. E como geralmente estou sozinha nos museus, fico só na vontade de tecer comentários. Agora tecê-los-ei aqui. Obrigada por me fazerem companhia.

Pois bem. Estamos apresentados. Espero que vocês se divirtam um pouquinho comigo. Espero que vocês desenvolvam a curiosidade de conhecer mais o mundo da arte.  Ou que ao menos vocês peguem dicas para aquela viagem tão sonhada para Paris.

À bientôt!

Caroline 



Comentários

Postagens mais visitadas